quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO


O estresse é um tema bastante discutido no mundo do trabalho atualmente. Sua influência na vida do trabalhador vem sendo objeto de estudo pelos profissionais da área da saúde, e agora, também, pelos profissionais da área de Segurança do Trabalho, haja visto que casos de acidentes dentro das empresas envolvendo trabalhadores "emocionalmente instáveis" vem ocorrendo com considerável frequência.

O termo estresse deriva de uma apropriação de um termo da engenharia que o utiliza para designar a resistência produzida no interior de um objeto como consequência de uma força exterior que aje sobre ele. 
Sabe-se que o profissional moderno, é submetido a jornadas extenuantes de trabalho, e acompanhado com problemas de ordem social, ou até mesmo familiar, se torna bastante suscetível a desenvolver o "estresse", e uma vez estabelecido o quadro, o mesmo fica vulnerável aos riscos de acidentes da sua vida laboral.

Acompanhado com o estresse temos o absenteísmo, que em conjunto com o primeiro cresce abruptamente em função do número de funcionários afastados, levando a consideráveis perdas de produção nas empresas e consequentemente transtornos na vida do trabalhador, ocasionando neste último, problemas físicos (dificuldades em dormir, problemas cardíacos, desenvolvimento de diabetes, dentre outros.) e mentais (impaciência, irritabilidade, pensamentos negativos, e em alguns casos até mesmo depressão).

Em matéria publicada pela revista proteção em out/10, a ISMA-BR ( International Stress Management Association no Brasil) realizou estudo sobre o estresse nas capitais São Paulo e Porto Alegre, onde foram avaliados as causas e consequência do estresse no ponto de vista profissional e da empresa. Conforme a Associação, 89% das pessoas sofrem desse mal e apresentam algum distúrbio físico ou mental. Sendo que os fatores emocionais interferem diretamente na produtividade dos trabalhadores.

O estresse é uma realidade na qual não podemos negligenciar. Cuidar da saúde do trabalhador, para que este desempenhe com satisfação suas atividades, é um compromisso do SESMT da empresa. Para isso precisamos identificar os fatores de riscos associados a esta patologia, e partir disso desenvolver ações e métodos a fim de erradicar esse mal.

O link abaixo é um artigo, que tem como base a identificação dos fatores que levam ao estresse no trabalho, e apresenta também alguns métodos de controle, que podem serem utilizados para informar e capacitar os trabalhadores.

CONHECENDO E MONITORANDO O ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Esse outro link é um teste online, que ajuda a calcular o índice de estresse.

CÁLCULO DO ÍNDICE DE ESTRESSE

Até a próxima!


Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário