quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ANÁLISES DE ACIDENTES DO TRABALHO


O Ministério do Trabalho em seu site, disponibilizou uma publicação com o tema ANÁLISES DE ACIDENTES DO TRABALHO NO RIO GRANDE DO SUL. Esse trabalho relata alguns dos casos de acidentes fatais ocorridos com funcionários, em pleno desempenho da função, em setores diversos do Estado do RS.

Além dos relatos, a publicação nos auxilia através dos relatórios de análises disponíveis, a averiguar os pontos relevantes de um possível acidente, e a confeccionar relatórios detalhados que venham a servir como fontes de estudos e, posteriormente, como base para implantação de ações prevencionistas para controle de reincidências.

É importante também utilizar o material como fonte de informação aos funcionários, fazendo-os compreender os motivos que levaram o acidente a acontecer, e incentivando-os a participar com sugestões e possíveis ações que evitassem o acidente a ocorrer.

Segurança Sempre!


ANÁLISES DE ACIDENTES FATAIS NO RIO GRANDE DO SUL

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO


O estresse é um tema bastante discutido no mundo do trabalho atualmente. Sua influência na vida do trabalhador vem sendo objeto de estudo pelos profissionais da área da saúde, e agora, também, pelos profissionais da área de Segurança do Trabalho, haja visto que casos de acidentes dentro das empresas envolvendo trabalhadores "emocionalmente instáveis" vem ocorrendo com considerável frequência.

O termo estresse deriva de uma apropriação de um termo da engenharia que o utiliza para designar a resistência produzida no interior de um objeto como consequência de uma força exterior que aje sobre ele. 
Sabe-se que o profissional moderno, é submetido a jornadas extenuantes de trabalho, e acompanhado com problemas de ordem social, ou até mesmo familiar, se torna bastante suscetível a desenvolver o "estresse", e uma vez estabelecido o quadro, o mesmo fica vulnerável aos riscos de acidentes da sua vida laboral.

Acompanhado com o estresse temos o absenteísmo, que em conjunto com o primeiro cresce abruptamente em função do número de funcionários afastados, levando a consideráveis perdas de produção nas empresas e consequentemente transtornos na vida do trabalhador, ocasionando neste último, problemas físicos (dificuldades em dormir, problemas cardíacos, desenvolvimento de diabetes, dentre outros.) e mentais (impaciência, irritabilidade, pensamentos negativos, e em alguns casos até mesmo depressão).

Em matéria publicada pela revista proteção em out/10, a ISMA-BR ( International Stress Management Association no Brasil) realizou estudo sobre o estresse nas capitais São Paulo e Porto Alegre, onde foram avaliados as causas e consequência do estresse no ponto de vista profissional e da empresa. Conforme a Associação, 89% das pessoas sofrem desse mal e apresentam algum distúrbio físico ou mental. Sendo que os fatores emocionais interferem diretamente na produtividade dos trabalhadores.

O estresse é uma realidade na qual não podemos negligenciar. Cuidar da saúde do trabalhador, para que este desempenhe com satisfação suas atividades, é um compromisso do SESMT da empresa. Para isso precisamos identificar os fatores de riscos associados a esta patologia, e partir disso desenvolver ações e métodos a fim de erradicar esse mal.

O link abaixo é um artigo, que tem como base a identificação dos fatores que levam ao estresse no trabalho, e apresenta também alguns métodos de controle, que podem serem utilizados para informar e capacitar os trabalhadores.

CONHECENDO E MONITORANDO O ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Esse outro link é um teste online, que ajuda a calcular o índice de estresse.

CÁLCULO DO ÍNDICE DE ESTRESSE

Até a próxima!


Segurança Sempre!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Como sabemos a construção civil é um dos setores em que há mais registros de acidentes envolvendo quedas de funcionários. Esse tipo de acidentes, são os de maiores causas de morte no Brasil, perdendo apenas para os transportes.

Constata-se nas obras que a falta do cinto de segurança e a forma incorreta de usá-lo, são justificativas  utilizadas por funcionários, que por falta de informação e monitoramento se expõem ao risco, mesmo reconhecendo sua gravidade, afim de assegurar sua permanência no emprego e satisfazer o cumprimento do cronograma estabelecido pela empresa ou proprietário.

Para melhor otimizar nosso conhecimento sobre o assunto, o link abaixo disponibiliza uma apostila que irá auxiliar aos profissionais da Segurança a orientar-se sobre algumas práticas de prevenção de acidentes por quedas, além de servir como ferramenta para capacitação dos funcionários que se submetem continuamente a este tipo de risco.


Segurança Sempre!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BIOSSEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE


Hoje nosso tema é BIOSSEGURANÇA, esse assunto é de tratativa de todos os setores produtivos, porém destacamos em especial aos estabelecimentos de saúde do nosso País.

A realidade da BIOSSEGURANÇA em hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde, etc., ainda está muito distante daquilo que realmente se espera, tendo em vista que profissionais que cuidam das enfermidades de outras pessoas estão passivos em adquirir doenças oriundas do próprio contato com o paciente. É comum encontrarmos profissionais aplicando seringas em pacientes sem o uso da luva, também não é difícil esbarrar com profissionais saindo do seu posto de trabalho ainda vestindo seu jaleco (depois de uma jornada interia de trabalho), indo em direção as suas residências ou a lugares onde há grande concentração de pessoas. Outro comportamento inseguro foi registrado pela Anvisa, que através de levantamento realizado este ano, detectou que cerca de 60% dos profissionais de saúde não higienizam as mãos antes e depois de terem contato com pacientes (fonte: Revista Proteção Out/2010).

Quando cito esses exemplos não estou querendo generalizar, no entanto as estatísticas atuais mostram que o número de acidentes envolvendo profissionais da saúde, principalmente os de causa "perfurocortantes" tem se elevado consideravelmente, expondo o profissional a doenças como: sífilis, AIDS, Hepatite, e outros.
O Ministério do Trabalho estipulou até o dia 19/11/2010 para que os estabelecimentos de saúde implementem dispositivos de segurança para os materiais "perfurocortantes". A partir desta data os empregadores só poderão disponibilizar este equipamento aos seus funcionários com a devida proteção, "no fim deste prazo a NR 32 estará inteira em vigor, passível de fiscalização", enfatiza Érica Reinhardt, pesquisadora da Fundacentro.

É importante lembrar que os profissionais da saúde  precisam de treinamento de conscientização sobre os riscos de suas atividades e os meios de prevenção. "Há ainda certa vulgarização ao risco. Há quem pense que um pequeno ferimento faça parte do trabalho. Esse pensamento é um dos maiores responsáveis pelo grande índice de subnotificação do setor. Por isso, a importância de se atuar na conscientização do próprio trabalhador da saúde", salienta Aizenaque Grimaldi (Médico do Trabalho e integrante da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR 32).
Então, para que possamos refletir e preparar nossa estratégia de treinamento, segue para download um manual que trata sobre aspectos envolvendo a BIOSSEGURANÇA. Esse material dispõe de conceitos e práticas de segurança recomendáveis, para aplicação nas atividades do serviço de saúde.



Até a próxima!


Segurança Sempre!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

METODOLOGIA PARA ANÁLISES DE RISCO - APP E HAZOP


Colegas, não podemos esquecer que, procurar métodos para melhor assegurar a funcionalidade de um Sistema de Prevenção de Acidentes é atividade incansável de todos os analistas. Para isso, o conhecimento sobre os riscos que envolvem o processo produtivo, requer o auxílio de ferramentas apropriadas que nos proporcionem resultados confiáveis.


APP e HAZOP, são excelentes ferramentas que ajudam ao analista na detecção de riscos, e orienta-o na implantação das medidas de controle.


O link correspondente APP e HAZOP, é um manual em formato PDF muito bem desenvolvido, que além de explicar as técnicas de análise de risco (APP e HAZOP), ainda cita um estudo de caso com a aplicação da metodologia. IMPERDÍVEL!


Segurança Sempre!