quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PROTEÇÃO DE MÁQUINAS



Uma das principais causas de acidentes, até mesmo fatais, estão relacionados a exposição dos trabalhadores na operação de máquinas nas quais suas partes móveis não dispõem de proteção. A NR-12 é a norma responsável em direcionar as medidas de segurança cabíveis, porém, na minha opinião deixa a desejar em alguns aspectos importantes.

Fazer o rastreamento e identificar as máquinas passíveis de gerar danos é imprescindível para aplicação futura de medidas de segurança. Para isso faz-se necessário conhecimento dos equipamentos, bem como das partes móveis nas quais o trabalhador está exposto, para assim definir o tipo de prevenção adequada ao grau do risco identificado. A aplicação de uma ferramenta de análise de risco seria interessante para auxiliar na tomada de decisão.

O Link abaixo trás algumas orientações para melhor compreensão do tema, abordando alguns ítens da NR-12 e CLT que facilitarão ao Analista e o Engenheiro de Segurança para desenvolvimento de estratégias e treinamentos direcionados visando o comportamento seguro nas operações envolvendo equipamentos, e na instalação de proteções  para enclausuramento de suas partes móveis.

´

Segurança Sempre!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TREINAMENTO EM SST UTILIZANDO NAPO


O NAPO são vídeos que de forma descontraída auxilia na capacitação de pessoas sobre situações de riscos e a aplicação de métodos prevencionistas. São muito utilizados em treinamentos de SST. O link abaixo direciona ao site da OSHA, na qual os vídeos estão disponíveis para download.

É importante a capacitação dos trabalhadores em SST, o profissional de segurança tem de dispor de bastante criatividade para atrair a atenção dos colaboradores, para que estes incorporem a cultura prevencionista, e se comprometam com a prevenção de acidentes.

A utilização do NAPO é uma idéia criativa de falar sobre segurança. Permitindo ao funcionários associar suas realidades de trabalho as demonstrações divertidas e educativas dos vídeos do personagem.



Segurança Sempre!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ESPAÇO CONFINADO



A postagem dessa semana nos trás como reflexão os trabalhos realizados em ESPAÇO CONFINADO. Para isso, antes de iniciarmos qualquer comentário sobre o tema, faz-se necessário conceituar tal expressão. Espaço Confinado, segundo a NR-33, "é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio."

Nesse sentido, algumas lembranças saltam a nossa mente, quando observamos alguns trabalhadores exercendo atividades no interior de determinados equipamentos, ou até mesmo em tubulações diversas, onde estas estruturas não foram projetadas para o deslocamento humano para que este realize movimentos livres e permita acessos para entrada suficiente de oxigênio.

O Trabalhador precisa ser informado quanto aos riscos associados aos trabalhos nesses locais, bem como os possíveis danos que possam causar a sua saúde. Alguns riscos com trabalhos realizados em espaço confinado são: ausência de oxigênio, soterramentos, choques elétricos, dentre outros. Para melhor estabelecer medidas preventivas, é preciso uma avaliação de risco coerente, com a presença do trabalhador, afim de observar outras situações de risco que possam ocasionar eventos danosos inesperados.

É importante, após analisar os riscos associados aos espaços confinados, treinar os trabalhadores envolvidos afim de capacitá-los com técnicas de prevenção específicas. Pois como a própria NR-33 aborda , é de responsabilidade do empregador "garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados".

O link abaixo é um livreto disponibilizado pela FUNDACENTRO, que visa orientar funcionários e gestores sobre as medidas prevencionistas em atividades realizadas em espaços confinados.




Segurança Sempre!