quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PROTEÇÃO DE MÁQUINAS



Uma das principais causas de acidentes, até mesmo fatais, estão relacionados a exposição dos trabalhadores na operação de máquinas nas quais suas partes móveis não dispõem de proteção. A NR-12 é a norma responsável em direcionar as medidas de segurança cabíveis, porém, na minha opinião deixa a desejar em alguns aspectos importantes.

Fazer o rastreamento e identificar as máquinas passíveis de gerar danos é imprescindível para aplicação futura de medidas de segurança. Para isso faz-se necessário conhecimento dos equipamentos, bem como das partes móveis nas quais o trabalhador está exposto, para assim definir o tipo de prevenção adequada ao grau do risco identificado. A aplicação de uma ferramenta de análise de risco seria interessante para auxiliar na tomada de decisão.

O Link abaixo trás algumas orientações para melhor compreensão do tema, abordando alguns ítens da NR-12 e CLT que facilitarão ao Analista e o Engenheiro de Segurança para desenvolvimento de estratégias e treinamentos direcionados visando o comportamento seguro nas operações envolvendo equipamentos, e na instalação de proteções  para enclausuramento de suas partes móveis.

´

Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário