quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO



Olá Pessoal, o tema abordado hoje está relacionado a qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho tendo em vista o cumprimento dos prazos e alcance de metas. Muito se ouve que através do fenômeno da globalização que tem como consequência nas empresas e indústrias a busca frenética para alcance de resultados e metas, são a tônica do mercado de negócios atualmente.


Por trás desse capitalismo desenfreado na qual se pensa somente em lucros e posições privilegiadas no mercado, as empresas impõem desordenadamente pressões para resolução de trabalhos e atividades há prazos considerados pequenos, fazendo com que os profissionais se submetam a jornadas extenuantes, tendo como futuros agravantes transtornos físicos e mentais.

Quando pensamos em prevenção de acidentes de trabalho logo pensamos na capacitação de funcionários e seu comprometimento com a causa, muito além disso, é necessário que o trabalhador perceba na empresa preocupação com seu bem-estar quanto ao desenvolvimento de suas funções, assim como de sua saúde mental no cumprimento dessas atividades em determinado prazo, pois sabemos que quando as metas não estão sendo alcançadas a prevenção muitas vezes é esquecida.

O SESMT em conjunto com a administração da empresa deve rastrear através de entrevistas e inspeções na área o comportamento do trabalhador no exercício de suas atribuições, a fim de detectar sinais de estresse e outros transtornos associados, para posteriormente tomar medidas eficazes e analisar os prazos e tempos estabelecidos para conclusão de suas atividades onde porventura possa afetar a saúde do trabalhador.

Atitudes como essa além de ajudar em reduzir os acidentes, propiciarão também aos funcionários melhor qualidade de vida no trabalho, refletindo diretamente para melhorar seu desempenho e maior comprometimento com a política da empresa, seja no cumprimento das metas de produtividade como na prática da segurança.

Para melhor orientar sobre o assunto veja o artigo no link a seguir, que tem como tema " Um Modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho em Universidades Públicas". Os conceitos e métodos abordados podem ser adaptados a realidade de algumas empresas ou direcionar a  idéias alternativas.


Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário