sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A nova NR-12


Algumas postagens atrás comentei o quanto nossa NR-12 estava desprovida de atualizações e informações prevencionistas no que tange a proteção de máquinas. Pois é, a  NR-12 mudou o conteúdo e até o título, agora chama-se "NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos".
Essa nova versão dispõe de texto base com 19 ítens principais, três apêndices, sete anexos  e um glossário, com informações ainda mais detalhadas sobre as ações de prevenção de acidentes em trabalhos envolvendo máquinas, dentre elas destacam-se: prensas, injetoras, máquinas de panificações e açougues.

A atualização da NR-12 é um grande avanço para o trabalho de prevenção de acidentes no Brasil, visto que os acidentes envolvendo máquinas são responsáveis por muitas mutilações e até mesmo fatalidades nos trabalhadores brasileiros. O conteúdo da NR 12, está rico em informações importantes para os profissionais da segurança para melhor desenvolverem as análises das atividades com máquinas, realização de planejamento para manutenção, treinamento e capacitação dos trabalhadores envolvidos no processo, e até mesmo possíveis alterações em projetos ou substituições de máquinas que não venham a fornecer a segurança apropriada aos trabalhadores.

Outro detalhe interessante é a presença de algumas ilustrações que melhor detalham e exemplificam as diretrizes apontadas pela norma, facilitando ainda mais a compreensão do conteúdo pela área de segurança e administrativa da empresa, como também facilitando seu entendimento perante aos trabalhadores quando em treinamento. 
O link abaixo direciona até a norma que está disponível no site do Ministério do Trabalho.




Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário