segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OS ACIDENTES E A SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL




Pesquisas recentes realizada pela revista Proteção detectou, ainda, a construção civil como um dos setores onde mais ocorrem acidentes envolvendo mortes ou incapacidades físicas em seus trabalhadores. Os dados estatísticos do ano de 2008, apresentam 116 óbitos para o setor de construção civil, vindo este a perder apenas para o setor de Transporte rodoviário de cargas com 251 fatalidades no trabalho (Fonte AEAT 2008). Essas duas atividades concentram o maior número de mortes (28%) e de incapacidades (18%), conforme o Ministério da Previdência Social (Revista Proteção Jan/2011).

Embora haja uma Norma específica para as atividades na construção civil, no tocante a NR-18, esta ainda está distante de ser praticada pela maioria das empresas, vindo então os trabalhadores a padecer por ambientes de trabalhos impróprios e repleto de riscos em potencial que podem vir a comprometer sua integridade física. No entanto a grande rotatividade e a mão de obra desqualificada desses profissionais, agravada com o descaso das empresas do setor, juntas contribuem para manter a construção civil no status de descomprometimento com a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários.

Afim de tentar dar novos rumos ao panorama atual deste setor, a FUNDACENTRO dispõe em seu site de livros e manuais para auxiliar prevencionistas e trabalhadores da área da construção civil quanto aos riscos de acidentes das atividades, assim como os métodos adequados para evitá-los ou controlá-los.
Para os envolvidos diretamente na segurança, os materiais apresentados no site certamente trará informações úteis no desenvolvimento de diretrizes para controle dos riscos e capacitação dos funcionários.
São várias publicações disponíveis para download, com temas específicos a diversos setores, porém vale destacar os assuntos envolvendo a segurança na construção civil.
Veja no link a seguir: ACERVO - FUNDACENTRO

Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário