terça-feira, 8 de março de 2011

MAPA DE RISCO



Uma das ferramentas mais importantes quanto a prevenção de acidentes e análises de perigos numa empresa, o Mapa de Risco. Contemplado pela NR- 5, onde determina como responsabilidade da CIPA a sua elaboração, ele tem como principal objetivo alertar aos trabalhadores quanto aos possíveis riscos existentes nos setores diversos da empresas.

Embora seja bastante utilizado por muitas empresas, ainda muitos funcionários desconhecem sua funcionalidade, caindo assim no descrédito quanto a sua verdadeira operacionalidade no local de trabalho. 
O mapa de risco é a forma mais simples na qual o trabalhador possui para conhecer os perigos de seu local de trabalho ou de suas atividades. O conhecimento e a capacitação do corpo funcional quanto ao reconhecimento desta ferramenta é primordial para estabelecer na organização uma cultura prevencionista.

Os links abaixo direcionam para alguns sites onde constam algumas informações relevantes quanto a importância do Mapa de Risco nas estações de trabalho, bem como instruções de elaboração e conceitos diversos.




Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário