quarta-feira, 16 de março de 2011

NBR-18801 - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO


Para haver uma cultura prevencionista bem implementada onde a cooperação dos funcionários de um modo geral seja bastante participativa, empresas conceituadas e preocupadas em proporcionar bem estar aos seus colaboradores investem nos sistemas de Gestão em SST. No entanto, nem todos empreendimentos  comungam com esse pensamento e a utilização deste tipo de gestão objetiva apenas em atender a auditores ou fiscais, sem se importar com os benefícios diretos quanto aos controles: de riscos, de acidentes e dos custos no negócio da empresa.

O sucesso proporcionado em algumas empresas que implantaram o sistema de gestão em SST em suas instalações, além de melhorar seus índices de acidentes, taxas de gravidade e frequência, também vem ocasionando mudanças significativas entre os colaboradores quanto ao seu comportamento e compromisso com a segurança do trabalho, uma vez que o envolvimento dos mesmos no processo de planejamento, execução, checagem e controle promove a participação efetiva, envolvendo-os em cada etapa específica do programa.

Observando os resultados positivos advindos de um Sistema de Gestão em SST, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) elaborou e já publicou a NBR-18801 que trata exatamente sobre SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Essa norma visa fornecer suporte e promover boas práticas de SST, em equilíbrio com as necessidades sócioeconômicas. A linha de orientação desta norma está baseada em conceitos da OIT e OHSAS  e em outras normas e publicações sobre o tema específico.

O Link abaixo direciona a opção de download da norma em questão. Vale salientar que já encontra-se em estudo e pesquisa a NBR-18802, que será uma orientação para implementação da NBR-18801. A previsão para consulta pública está prevista para 2012.


Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário