quinta-feira, 21 de abril de 2011

O CUSTO DO ACIDENTE



Muito se ler ou ouve falar sobre o impacto causado pelo acidente na vida do trabalhador, seja de ordem psicológica, física ou social. Sabemos também, que o acidente pode trazer consequências irreversíveis, impossibilitando até mesmo o retorno do trabalhador a suas atividades laborais. Muitas empresas, por enxergar apenas lucro e produção, ainda são indiferentes a essa realidade, e expõem seu maior patrimônio (o trabalhador) a situações de riscos sem preocupar-se com investimentos na segurança. Porém, essa omissão pode ocasionar um alto custo futuramente.

O acidente uma vez acontecendo, de acordo com sua gravidade e frequência, pode colocar a empresa como alvo de fiscalizações por parte dos órgãos competentes, onde, através da análise na qual será submetida, estará passiva a multas, embargos ou indenizações. Essas penalidades geralmente não são nada amistosas, e pode proporcionar ao estabelecimento um impacto financeiro significativo,e em alguns casos a empresa tende até a fechar as portas. Outro agravante para empresa seria o descrédito causado por sua negligência a segurança de seus trabalhadores, promovendo dessa maneira uma imagem negativa repassada para sociedade e aos acionistas. Muitos empresários consideram que investir em SST não proporciona os benefícios desejados, no entanto, tendo em vista as questões citadas rever conceitos quanto a segurança em seus estabelecimentos pouparia alguns malefícios no futuro.

Outras situações geradoras de custos advindos do acidente, tem haver quando o trabalhador precisa do auxílio da saúde pública, benefícios do INSS ou até mesmo uma aposentadoria precoce, sendo estes outros grandes aspectos que fazem parte desta cadeia quase interminável desencadeada pelo acidente, que vem onerando a cada ano os cofres do governo.
O link abaixo direciona ao download de um arquivo, onde este vem a orientar o leitor sobre os cálculos dos custos diretos e indiretos do acidente, além de disponibilizar alguns conceitos específicos sobre cada um deles.



Segurança Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário