quarta-feira, 16 de março de 2011

NBR-18801 - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO


Para haver uma cultura prevencionista bem implementada onde a cooperação dos funcionários de um modo geral seja bastante participativa, empresas conceituadas e preocupadas em proporcionar bem estar aos seus colaboradores investem nos sistemas de Gestão em SST. No entanto, nem todos empreendimentos  comungam com esse pensamento e a utilização deste tipo de gestão objetiva apenas em atender a auditores ou fiscais, sem se importar com os benefícios diretos quanto aos controles: de riscos, de acidentes e dos custos no negócio da empresa.

O sucesso proporcionado em algumas empresas que implantaram o sistema de gestão em SST em suas instalações, além de melhorar seus índices de acidentes, taxas de gravidade e frequência, também vem ocasionando mudanças significativas entre os colaboradores quanto ao seu comportamento e compromisso com a segurança do trabalho, uma vez que o envolvimento dos mesmos no processo de planejamento, execução, checagem e controle promove a participação efetiva, envolvendo-os em cada etapa específica do programa.

Observando os resultados positivos advindos de um Sistema de Gestão em SST, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) elaborou e já publicou a NBR-18801 que trata exatamente sobre SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Essa norma visa fornecer suporte e promover boas práticas de SST, em equilíbrio com as necessidades sócioeconômicas. A linha de orientação desta norma está baseada em conceitos da OIT e OHSAS  e em outras normas e publicações sobre o tema específico.

O Link abaixo direciona a opção de download da norma em questão. Vale salientar que já encontra-se em estudo e pesquisa a NBR-18802, que será uma orientação para implementação da NBR-18801. A previsão para consulta pública está prevista para 2012.


Segurança Sempre!

terça-feira, 8 de março de 2011

MAPA DE RISCO



Uma das ferramentas mais importantes quanto a prevenção de acidentes e análises de perigos numa empresa, o Mapa de Risco. Contemplado pela NR- 5, onde determina como responsabilidade da CIPA a sua elaboração, ele tem como principal objetivo alertar aos trabalhadores quanto aos possíveis riscos existentes nos setores diversos da empresas.

Embora seja bastante utilizado por muitas empresas, ainda muitos funcionários desconhecem sua funcionalidade, caindo assim no descrédito quanto a sua verdadeira operacionalidade no local de trabalho. 
O mapa de risco é a forma mais simples na qual o trabalhador possui para conhecer os perigos de seu local de trabalho ou de suas atividades. O conhecimento e a capacitação do corpo funcional quanto ao reconhecimento desta ferramenta é primordial para estabelecer na organização uma cultura prevencionista.

Os links abaixo direcionam para alguns sites onde constam algumas informações relevantes quanto a importância do Mapa de Risco nas estações de trabalho, bem como instruções de elaboração e conceitos diversos.




Segurança Sempre!