quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CULTURA ORGANIZACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA SEGURANÇA

Olá Pessoal, segundo Benedito CARDELLA, em seu excelente livro SEGURANÇA NO TRABALHO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES "UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA" (editora Atlas), conceitua CULTURA como "a maneira de pensar e viver, usos, costumes, crenças, valores, atitudes, rituais, mitos, tabus, heróis, histórias, arte, formas de comportamentos, hábitos, linguagem.", e continua "A cultura pode ser encarada como um conjunto de forças poderosas que o grupo exerce sobre o indivíduo...".

Partindo dessa premissa, analisamos que no ambiente de trabalho convivemos com pessoas adeptos de pensamentos e conceitos próprios, sendo que estes devem estar em sintonia com a filosofia de trabalho da organização, seja no alcance das metas de produção quanto na prevenção de acidentes.

Para melhores resultados na mudança de cultura do trabalhador quanto a prevenção de acidentes, será necessário bastante treinamento e acima de tudo, "exemplo", isso mesmo, "exemplo"! Exemplo  das Autoridades e Lideranças que compõem a administração da empresa. "Pois como fazer segurança se o meu Chefe mal utiliza seu EPI!?" São questionamentos, seguidos de afirmação, que ouvimos quase que rotineiramente pela grande maioria dos colaboradores de grandes empresas.

Ainda, segundo CARDELLA "A liderança conta com instrumentos para promover a mudança. Um dos mais fortes é o exemplo, pois as pessoas aprendem com muita facilidade pelo processo de imitação." Aliada a esta atitude temos também os sistemas de Gestão, que auxilia no aprendizado, e práticas para modificação de elementos culturais que influenciam no comportamento preventivo.

Para planejarmos estratégias com intuito de trabalhar a cultura do trabalhador, alguns aspectos merecem atenção e análise para elaboração de ações que promovam quebras de tabus e paradigmas, e tenham poder de mudança de hábitos e atitudes.
Vejamos alguns elementos culturais (extraídos do livro de Benedito CARDELLA) que influenciam na segurança, e algumas ações que poderíamos trabalhar para melhorar o comportamento preventivo de nossos colaboradores:

a) Crenças
Conceito: É algo em que se acredita e não se sabe porquê.
Atitudes: "Coisa ruim não acontece comigo; faz tanto tempo que trabalho dessa maneira e nunca me acontenceu nada."
Intervenção: informação, opinião de autoridades e exemplo da liderança.

b) Valores
Conceito: os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas.
Atitudes: desafiar normas de segurança para alcançar metas.
Intervenção: treinamento e sensibilização quanto ao impacto do acidente na vida do trabalhador e exemplo da liderança.

c) Afetos
Conceito: fenômeno psíquico que se manifesta na forma de sentimentos e emoções.
Atitudes: falta de medidas coercitivas, e desinteresse pelo assunto acidente (por se tratar de algo indesejável).
Intervenção: envolver os colaboradores na participação das análises de risco e na construção do plano de ação prevencionista.


Quanto mais envolvermos todos na busca pela  prevenção dos acidentes, maior as chances de implantarmos uma cultura de segurança no trabalho SÓLIDA e EFICAZ!



Segurança Sempre!


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