segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PLANO DE EMERGÊNCIA, E O CASO DOS MINEIROS DO CHILE!

Prezados amigos, como foi de conhecimento de todos, na semana passada vivemos momentos de tensão e alívio no resgate dos mineiros no Chile. Esse "incidente", trouxe-nos várias lições, dentre elas vale destacar aquelas em que a mídia mais focou, tipo: a disciplina entre os mineiros na iminência da falta de alimentos, a força mútua que cada um deles proporcionava ao outro em momentos de desespero, e, porque não exaltar o belíssimo trabalho de resgate envolvendo a engenharia moderna.

Porém, para nós, pessoas envolvidas na segurança do trabalho, que lição obtivemos desse episódio? Essa pergunta precisa encomodar-nos, pois ainda vivemos uma cultura na qual achamos que certas tragédias acontecem apenas com os outros, e conosco,bem... Achamos que nunca acontecerá! Pura ilusão! Estamos rodeados de quase acidentes, principalmente aqueles que envolvem o coletivo.

Nesse caso, ainda fazendo alusão aos mineiros do Chile, um bom planejamento de segurança preveria com certeza a disponibilidade de um PLANO DE EMERGÊNCIA para um caso dessa maginitude, que por sinal é bem previsível! Tendo em vista principalmente os históricos recentes de tremores de terra naquele país.

O PLANO DE EMERGÊNCIA fornece-nos diretrizes e informações visando a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar resposta rápida e eficiente em situações emergenciais. De posse dessa ferramenta, o profissional na área de segurança dispõe de mais uma opção de proteção aos colaboradores de sua empresa.

Abaixo segue link de um manual sobre PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA, onde retrata e conceitua cada etapa do desenvolvimento desse importante instrumento de prevenção de acidentes.

Boa leitura!

http://www.4shared.com/file/nWbyr0Xd/Aurea_V_Guzman_-_Manual_de_pla.htm

Um comentário:

  1. Caro colega Aroldo

    Obrigado pelo link e pelo informação sobre o seu blog. Era o que estava faltando. Mas, por que não falou pra gente que tinha esse blog?
    Acesse o meu, http://pa-rumao.blogspot.com que acredito, pode tr alguma coisa do seu interesse.

    antromsil

    ResponderExcluir